Apesar de enfrentar sérias dificuldades financeiras para manter suas atividades, o Hospital Santo Amaro, de Guarujá, permanece na liderança das internações SUS na Região Metropolitana da Baixada Santista, no primeiro semestre de 2025.
No período de janeiro a junho de 2025, o Hospital Santo Amaro, de natureza filantrópica, voltou a superar grandes unidades hospitalares da região, mantendo uma liderança que já ostenta na média dos últimos dez anos, apurando 6.254 internações de pacientes.
A diretoria da Sociedade Santamarense de Beneficência de Guarujá, mantenedora do HSA, vem tentando sensibilizar as autoridades locais, regionais e do Estado para sua grave situação financeira, mas, mesmo diante da excelente performance no ranking de internações, foi a única unidade hospitalar que ainda não recebeu a devida atenção do Estado no reforço de repasse de recursos do SUS.
Diante da atual situação financeira, o Hospital Santo Amaro está na iminência de suspender seu atendimento no Complexo Materno-Infantil e Pediátrico, atualmente com um prejuízo mensal da ordem de R$ 1,9 milhão.
No primeiro semestre deste ano, as internações envolvendo gravidez, parto e puerpério no HSA totalizaram 1.357 atendimentos, equivalente a 21,70% dos pacientes internados.
O assunto também já foi comunicado à Administração Municipal do Guarujá e às demais autoridades competentes, em várias reuniões nos últimos quatro meses.