08/02/2023 Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa
Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa

Sustentabilidade

Hospital instala painéis de captação de luz solar

O Hospital Santo Amaro (HSA) instalou placas fotovoltaicas, que são estruturas metálicas com a função de captar luz solar para que seja convertida em energia elétrica. O incremento é fruto de um programa de incentivo da concessionária de energia Elektro, que agraciou o HSA, após três anos e meio de espera.

Com pouco investimento o HSA cumpre com seu papel socioambiental, pois a energia solar não emite gás carbônico (CO2) e é fonte inesgotável de energia.

“Há três anos e meio tivemos notícia sobre um programa de incentivo de fornecedor de energia elétrica no sul do país, para a Santa Casa de lá e visitamos a Elektro em busca de incentivo. Mostramos que o HSA é um hospital filantrópico, igualmente a todas as Santas Casas de misericórdia. Na ocasião fomos muito bem recebidos e informados de que tão logo houvesse algum programa disponível seríamos informados. Naquela ocasião alguns municípios de Santa Catarina haviam sido assolados por uma grande intempérie e as concessionárias de água, luz e telefonia se uniram para ajudar”, relembra Lucio.

Lemos também lembrou que às concessionárias cabe investimento de parte do faturamento em tecnologia e há dois anos a Elektro entrou em contato com o HSA a fim de preparar o terreno para instalação da nova fonte de energia.

Os telhados, em constante manutenção estavam, em sua maioria aptos a receberem as placas. Adequados os demais bastava esperar a chegada do equipamento. Os marcadores e fios condutores foram os primeiros a serem trocados0 e as placas metálicas começaram a serem instaladas nesta semana. Além da sustentabilidade para o Hospital o incremento beneficia também a cidade, uma vez que o excedente da energia gerada pelos painéis solares abastece a rede pública. ‘Todos ganham com esta inovação’, conclui o gestor.

Água também na mira

O próximo passo rumo à sustentabilidade do HSA é a aplicação de recursos em eficiência hídrica. “É uma cadeia sequencial e o próximo investimento rumo a sustentabilidade é a captação hídrica, com equipamento apropriado para captação da água das chuvas, e reutilização de água.” Enumera Lemos.

foto: placas fotovoltaicas foram instaladas no telhado da Santamarense


Notícias relacionadas
O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ | Hospital Santo Amaro
16/01/2024
O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ

Hoje 15 de janeiro, dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá,é feriado municipal na cidade. Vários eventos foram programados para marcar a data. Ap...

Leia mais
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, | Hospital Santo Amaro
12/12/2023
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22,

É com grande satisfação que o Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, de autoria do deputa...

Leia mais
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília. | Hospital Santo Amaro
07/12/2023
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília.

É excelente notar os avanços significativos alcançados pelo Hospital Santo Amaro, em Guarujá, na redução dos índices de infecção hospitalar. ...

Leia mais
Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.