16/01/2024 O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ
O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ

Hoje 15 de janeiro, dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá,é feriado municipal na cidade. Vários eventos foram programados para marcar a data. Aproveito a oportunidade para homenagear, singelamente, alguém que, apesar de não ter sido canonizado e ter realizado suas obras quando ainda era vivo, merece ser considerado o outro santo da cidade.

Falo de Domênico Rangoni ou D. Domênico, como era mais conhecido. Nasceu na Itália, em 1915. Ordenado sacerdote, em 1938, veio para Guarujá nos anos 1950. Nos primeiros anos como pároco local, inaugurou a Igreja Matriz .Ocupou o cargo de vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro de 1954 a 1976. Dedicou-se à construção da capela Cristo Rei, na Praia de Pernambuco; a capela São Pedro e São Paulo, na Enseada, e reforma da Capela de Vicente de Carvalho.

Teve intensa atividade social. Fundou Sociedade Santamarense de Amparo aos Praianos, tendo essa entidade patrocinado a construção do primeiro Pronto Socorro . Seguiu-se a construção da creche Ninho Maternal e uma maternidade, inaugurada em 1962, com 100 leitos. Desta maternidade, surgiu o Hospital Santo Amaro.

Na área da Educação. D. Domênico construiu o Centro Educacional Don Domênico, onde funcionam o Centro Comunitário Cultural, Biblioteca Pública, Escola de Educação Infantil de 1º e 2º graus e a Faculdade Don Domênico. Em 22 de abril de 1962, quando da inauguração da Maternidade, foi-lhe conferido o título de Cidadão Guarujaense.

Em outubro de 1983, recebeu do Papa João Paulo II elogios e uma benção pelo trabalho social desenvolvido na cidade. Faleceu no hospital Sirio Libanês, em São Paulo, em 1987. Está enterrado ao lado da capela do Hospital Santo Amaro.


Notícias relacionadas
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, | Hospital Santo Amaro
12/12/2023
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22,

É com grande satisfação que o Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, de autoria do deputa...

Leia mais
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília. | Hospital Santo Amaro
07/12/2023
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília.

É excelente notar os avanços significativos alcançados pelo Hospital Santo Amaro, em Guarujá, na redução dos índices de infecção hospitalar. ...

Leia mais
Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa | Hospital Santo Amaro
08/02/2023
Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa

Sustentabilidade Hospital instala painéis de captação de luz solar O Hospital Santo Amaro (HSA) instalou placas fotovoltaicas, que são estru...

Leia mais
Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.