Projeto Noah - Congelamento de Leite Materno para Pacientes Críticos
body { font-family: Arial, sans-serif; margin: 0; padding: 0; background-color: #f4f4f9; } h1 { text-align:...
Leia maisA atenção ao pré-natal, parto e nascimento tem sido objeto de diversas políticas públicas no Brasil, visando reduzir a morbimortalidade materna e infantil e melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança. O estudo “Nascer no Brasil II: inquérito nacional sobre perdas fetais, partos e nascimentos”, é a segunda edição do estudo “Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento”. O primeiro estudo acompanhou 23.894 puérperas em 266 estabelecimentos de saúde públicos, conveniados ao SUS, e privados, que realizaram mais de 500 partos por ano, entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Nesta nova edição, o estudo será ampliado, incluindo maternidades com menos de 500 partos por ano, e também o tema das perdas fetais precoces, não abordado no estudo anterior. Serão acompanhadas 24. 255 mulheres, que ingressarem no sistema de saúde para o parto ou por perda fetal precoce, em 465 maternidades em todo o Brasil. Este novo estudo permitirá, ainda, analisar a evolução da atenção ao parto e nascimento em maternidades públicas e privadas do país. Além do estudo principal sobre perdas fetais, partos e nascimentos outros temas como morbimortalidade materna e perinatal, COVID-19 na gestação e transtornos emocionais paternos serão investigados.
Pesquisa Nascer no Brasil 2
O HSA foi sorteado para participar da Pesquisa Nascer Brasil 2, foi autorizada pelo diretor administrativo José Diógenes com interface realizada pelo escritório de Qualidade e Segurança do Paciente e com a Maternidade, C.O e PA obstetrico.
A reunião realizada em 16 de julho de 2021 ,com a presença de uma das coordenadoras do estado de São Paulo da Pesquisa Nascer no Brasil 2,a Rosimeire Sartori com os representantes do HSA diretor Administrativo José Diogênes , Líder da maternidade , C.O e PA obstetrico Adriana Oliveira, GT de Enfermagem Adriana Farias e Escritório Qualidade Enfermeiras Hanne Pallotta e Paloma Dias tendo como pauta: Apresentação do Projeto , definição de data para o ínicio da coleta dos dados , viabilidade de acessos aos dados, visitas técnicas aos setores, e interface com os demais setores do hospital.
A visita que deu início a coleta de dados em nosso hospital, ocorreu em meados de Agosto de 2021. Com a participação da Coordenadora estadual Zelinda Hilária, ficando definido a prontuárista da Fiocruz designada para coleta de dados chamada Luísa M. Oshiro , Enfermeira Obstetriz. Também foi apresentado o projeto a Dra. Adriana que integra a equipe da G.O.
Foi aplicado um questionário ao diretor geral, e a mais 10 pessoas( 01 coordenadora enfermeira da maternidade, 03 enfermeiras obstetras ou que atuem na maternidade, 3 médicos que atuam na maternidade, 01 assistente social, 01 psicóloga).E se mantém até a data corrente a coleta e analise de dados.
Saiba mais sobre sobre o Projeto de Pesquisa Nascer no Brasil 2 , através do link:
http://nascernobrasil.ensp.fiocruz.br/
body { font-family: Arial, sans-serif; margin: 0; padding: 0; background-color: #f4f4f9; } h1 { text-align:...
Leia mais