09/12/2022 Projeto contra infecção hospitalar alcança 88,99% de adesão na higienização das mãos
Projeto contra infecção hospitalar alcança 88,99% de adesão na higienização das mãos

O projeto Saúde Em Nossas Mãos, que faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, implantado no Hospital Santo Amaro, há um ano persegue índices para redução da incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar.

A Líder do projeto, enfermeira Paloma Dias explica que antes do Saúde Em Nossas Mãos não havia coleta de indicador para a higienização das mãos, o que significa que o controle era realizado no impresso da Anvisa, com muitas dificuldades. Já, com sua implantação foi criado formulário via google, que facilitou muito o processo de observação e coleta dos dados. O formulário permite acompanhar diariamente a adesão da equipe referente a higienização das mãos, possibilitando avaliar a porcentagem da adesão da equipe em tempo real.

“Para incrementar o processo foi instituído um grupo de Whatsapp, com as ‘xerifes’ da higienização das mãos, que são as enfermeiras da UTI do projeto, com intuito de incentivar a observação. Foi estipulada uma meta de 10 observações por enfermeira, o que possibilitou mensurar os resultados”, explica.

O indicador da higienização das mãos reflete diretamente nos índices de infecção como Pneumonia associada a ventilação mecânica, infecção do trato urinário, infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central, e quanto maior a adesão a higienização das mãos, menor o índice de infecções. Parece uma medida simples contra um inimigo tão grande, mas o ato de higienizar as mãos corretamente reduz sobremaneira o risco de transmissão de infecções hospitalares e aumenta a segurança do paciente.

No início do projeto a média de higienização das mãos era de 53,9% de adesão. Com as campanhas de conscientização, análise de indicadores e um árduo trabalho da equipe foi medida a nova média de 70,5%. Este mês de novembro o índice foi elevado a 88,99% de adesão da higienização das mãos.

Motivo de muito orgulho por parte da liderança do projeto Saúde Em Nossas Mãos, a conquista do indicador foi celebrada com a equipe da UTI A, nos dias 5 e seis de dezembro com café especial.

Conheça os agentes do projeto:

Líder:  Paloma Dias Martins Lopes da Silva (Enfermeira coordenadora do NISP)

Patrocinador: Hermano Boechat Poubel (Médico Diretor Técnico)

Arquiteto: André Cortez Médico coordenador UTI

Analista: Cinthia Priscila de França Melo (Enfermeira SCIH)

Organizador: Hanne Michelle N. C Pallotta (Enfermeira Qualidade)

Membros de equipe: Líder Enfermagem Jéssica Almeida, Enfermeira Naílde, Enfermeira Vânia Nascimento, Enfermeira Larissa de Moura, Dr Guilhermo Bahamonde, Fisioterapeuta Tatiane Abreu e toda equipe multiprofissional da UTI A.


Notícias relacionadas
O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ | Hospital Santo Amaro
16/01/2024
O OUTRO SANTO DE GUARUJÁ

Hoje 15 de janeiro, dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá,é feriado municipal na cidade. Vários eventos foram programados para marcar a data. Ap...

Leia mais
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, | Hospital Santo Amaro
12/12/2023
O Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22,

É com grande satisfação que o Hospital Santo Amaro parabeniza a todos os envolvidos na aprovação do Projeto de Lei 1.435/22, de autoria do deputa...

Leia mais
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília. | Hospital Santo Amaro
07/12/2023
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília.

É excelente notar os avanços significativos alcançados pelo Hospital Santo Amaro, em Guarujá, na redução dos índices de infecção hospitalar. ...

Leia mais
Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.