11/11/2021 O Hospital Santo Amaro foi sorteado para participar da Pesquisa Nascer Brasil 2
O Hospital Santo Amaro foi sorteado para participar da Pesquisa Nascer Brasil 2

A atenção ao pré-natal, parto e nascimento tem sido objeto de diversas políticas públicas no Brasil, visando reduzir a morbimortalidade materna e infantil e melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança. O estudo “Nascer no Brasil II: inquérito nacional sobre perdas fetais, partos e nascimentos”, é a segunda edição do estudo “Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento”. O primeiro estudo acompanhou 23.894 puérperas em 266 estabelecimentos de saúde públicos, conveniados ao SUS, e privados, que realizaram mais de 500 partos por ano, entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Nesta nova edição, o estudo será ampliado, incluindo maternidades com menos de 500 partos por ano, e também o tema das perdas fetais precoces, não abordado no estudo anterior. Serão acompanhadas 24. 255 mulheres, que ingressarem no sistema de saúde para o parto ou por perda fetal precoce, em 465 maternidades em todo o Brasil. Este novo estudo permitirá, ainda, analisar a evolução da atenção ao parto e nascimento em maternidades públicas e privadas do país. Além do estudo principal sobre perdas fetais, partos e nascimentos outros temas como morbimortalidade materna e perinatal, COVID-19 na gestação e transtornos emocionais paternos serão investigados.

Pesquisa Nascer no Brasil 2

O HSA foi sorteado para participar da Pesquisa Nascer Brasil 2, foi autorizada pelo diretor administrativo José Diógenes com interface realizada pelo escritório de Qualidade e Segurança do Paciente e com a Maternidade, C.O e PA obstetrico.

A reunião realizada em 16 de julho de 2021 ,com a presença de uma das coordenadoras do estado de São Paulo da Pesquisa Nascer no Brasil 2,a Rosimeire Sartori com os representantes do HSA diretor Administrativo José Diogênes , Líder da maternidade , C.O e PA obstetrico Adriana Oliveira, GT de Enfermagem Adriana Farias e Escritório Qualidade Enfermeiras Hanne Pallotta e Paloma Dias tendo como pauta: Apresentação do Projeto , definição de data para o ínicio da coleta dos dados , viabilidade de acessos aos dados, visitas técnicas aos setores, e interface com os demais setores do hospital.

A visita que deu início a coleta de dados em nosso hospital, ocorreu em meados de Agosto de 2021. Com a participação da Coordenadora estadual Zelinda Hilária, ficando definido a prontuárista da Fiocruz designada para coleta de dados chamada Luísa M. Oshiro , Enfermeira Obstetriz. Também foi apresentado o projeto a Dra. Adriana que integra a equipe da G.O.
Foi aplicado um questionário ao diretor geral, e a mais 10 pessoas( 01 coordenadora enfermeira da maternidade, 03 enfermeiras obstetras ou que atuem na maternidade, 3 médicos que atuam na maternidade, 01 assistente social, 01 psicóloga).E se mantém até a data corrente a coleta e analise de dados.



Saiba mais sobre sobre o Projeto de Pesquisa Nascer no Brasil 2 , através do link:

http://nascernobrasil.ensp.fiocruz.br/


Notícias relacionadas
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília. | Hospital Santo Amaro
07/12/2023
Hospital Santo Amaro, de Guarujá, reduz indices de infecção hospitalar e apresenta resultado em Brasília.

É excelente notar os avanços significativos alcançados pelo Hospital Santo Amaro, em Guarujá, na redução dos índices de infecção hospitalar. ...

Leia mais
Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa | Hospital Santo Amaro
08/02/2023
Santo Amaro instala equipamento para geração de energia limpa

Sustentabilidade Hospital instala painéis de captação de luz solar O Hospital Santo Amaro (HSA) instalou placas fotovoltaicas, que são estru...

Leia mais
HSA forma primeira turma de residentes em anestesiologia do Guarujá | Hospital Santo Amaro
01/02/2023
HSA forma primeira turma de residentes em anestesiologia do Guarujá

( Dr Rodrigo, Dra Adonai e Dr Lucas, na foto que ilustra a matéria. Dra Jocileide e Dr Johanson, nas fotos seguintes Esta semana foi realizada...

Leia mais
Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.