11/05/2022 HSA dá início a implantação de sistema de governança
HSA dá início a implantação de sistema de governança



Há cerca de um mês o Hospital Santo Amaro deu início ao treinamento de LGPD e Compliance aos funcionários. A previsão é de que a inciativa seja concluída até o final deste ano, aos 1.200 colaboradores da instituição.

Com encontros semanais, às terças feiras, os profissionais David Mello – gestor de contratos do HSA (foto)  e, também, instituído DPO (Date Protection Officer -Encarregado de Proteção de Dados) e a advogada, Dra. Deborah Moreira da Silva (foto) realizam palestra com 1h30 de duração, elucidativas a respeito de Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e o Compliance, sistemas de governança.

Segundo Mello, o treinamento também visa a conscientização das equipes sobre os temas, que objetivam a excelência dos processos, a integridade da instituição e sua reputação.

A primeira reunião de treinamento contou com as presenças de gestores e líderes da filantrópica, que precederam os funcionários dos setores administrativos. Em seguida será a vez dos colaboradores que tratam com pacientes e de manutenção e, na sequência vêm as equipes de assistência médica e de enfermagem.

Os trabalhadores que estão ingressando na unidade hospitalar recebem o treinamento durante a atividade denominada Integração, realizada logo após a admissão.

“Para o Hospital Santo Amaro a proteção de dados tanto de pacientes quanto de colaboradores sempre foi prioridade, e agora, com a implantação do Sistema de Governança Compliance e LGPD tronou-se uma missão”, salienta o presidente da mantenedora da filantrópica Urbano Bahamonde.

 

LGPD é instituída na rotina hospitalar e está em pleno funcionamento



O programa de LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados foi iniciado na unidade hospitalar por meio da portaria presidencial nº 021/2021 de 10.09.2021, que instituiu uma comissão, que nomeou o responsável, DPO (Date Protection Officer – Encarregado de Proteção de Dados), David Mello, que é o interlocutor entre todos os envolvidos com a LGPD.

Mello esclarece que o programa de LGPD foi implantado no HSA com o mapeamento de todos os dados, de todos os setores, de acordo com as informações de como são coletados, como são tratados, como são armazenados.

Em seguida foi estabelecida a política de LGPD, disponível no site do hospital (www.hsamaro.org.br). Na sequência foi elaborado o termo de consentimento, onde todos os colaboradores, pacientes e prestadores assinam.

De acordo com o cronograma, em até dois anos os sistemas de Compliance e LGPD serão tratados como um organismo independente, que responderá à presidência da filantrópica, conclui o DPO.

 

Compliance – Sistema de governança garante reputação da instituição



O termo vem da língua inglesa e traz o significado de “estar em conformidade”, ou seja, que todas as relações e ações de uma empresa estejam em harmonia. O Compliance objetiva da ética profissional até a transparência na aplicação dos recursos públicos.  Enquanto política interna de uma empresa ou instituição é responsável pela manutenção da sua integridade e reputação.

Os americanos já praticam o sistema de governança desde o início do século XX, quando as agências reguladoras começaram a serem criadas, mas alavancou de verdade com a criação do Banco Central Americano, sinônimo de instituição financeira estável, segura e adequada as leis.

No Brasil o Compliance ficou em evidência com a Operação Lava Jato - Investigação realizada pela Polícia Federal, para apurar um esquema de lavagem de dinheiro. A partir daí o sistema tem sido muito exigido das empresas que trabalham com dinheiro público, que participam de editais, licitações e certames, por exemplos.

O sistema Compliance determina que seja criado um canal de denúncias interno, para que os colaboradores devidamente treinados, possam evidenciar alguma situação diferente daquilo que deva ser a conformidade dentro da prestação de serviços, e a revelem, para que seja devidamente apurada e posteriormente corrigida.

Tudo que envolve fraude nos processos, favorecimento em uma cotação, ou aquisição, ou ainda nas relações de trabalho dizem respeito ao Compliance.

 

LGPD – Lei visa normatizar e fiscalizar o direito constitucional das pessoas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi instituída pelo governo federal em 2018 (Lei no. 13.709/2018) e entrou em vigor em 2020, quando as empresas deveriam iniciar a implantação do sistema de governança de dados.

Empresas são autuadas sem controle da privacidade de dados das pessoas envolvidas e recebem sanções, a partir de outubro de 2021, com aplicação da LGPD.

Com força para determinar que todas as empresas que praticam a troca de informações das pessoas (titulares de dados), que estão sendo bombardeados nesta era digital, a LGPD se firma como ferramenta fundamental no direito à privacidade das pessoas. Direito este, garantido desde a constituição de 1988.

Para entender melhor a relevância desta Lei, lembre-se de quando efetua pesquisa sobre determinado produto e, em seguida começa a receber publicidade e ofertas sobre o mesmo produto pesquisado, como se estivesse sendo observado.

Com a LGPD há mais rigor e as empresas que realizam esta prática estão sendo autuadas e penalizadas.

Conheça os participantes da LGPD:


  1. ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados – Ligado ao governo federal, de abrangência nacional é o órgão regulador, que edita as leis e as fiscaliza

  2. Titular de Dados – todos os envolvidos, no caso do HSA, todos que se relacionam com o hospital

  3. Controladora de dados – a empresa, o HSA é responsável por todos os dados, determina como serão coletados, armazenados e tratados

  4. DPO – Interlocutor direto com ANPD, com a Controladora e com os operadores de dados

  5. Operadores de dados - todos funcionários que de uma forma ou de outra têm autoridade delegada pela controladora de dados (o HSA), para tratar desses dados. Por exemplos, o setor de RH e os dados admissionais e o departamento financeiro, com a folha de pagamento, dados bancários da instituição, fornecedores e dos colaboradores. Os operadores de dados têm papel fundamental no sistema, uma vez que a Lei está no expressa, mas quem a opera são as pessoas. De grande relevância nesta relação, tudo acontece na mão dos operadores.


 

 

 

 

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas
HSA forma primeira turma de residentes em anestesiologia do Guarujá | Hospital Santo Amaro
01/02/2023
HSA forma primeira turma de residentes em anestesiologia do Guarujá

( Dr Rodrigo, Dra Adonai e Dr Lucas, na foto que ilustra a matéria. Dra Jocileide e Dr Johanson, nas fotos seguintes Esta semana foi realizada...

Leia mais
Hospital Santo Amaro recebe aparelho de Raio-X digital | Hospital Santo Amaro
04/01/2023
Hospital Santo Amaro recebe aparelho de Raio-X digital

Equipamento é portátil e não utiliza chapas Adquirido no ano passado o aparelho de Raio-X digital, fabricado pela Nova Médica foi recebido pelo...

Leia mais
Projeto contra infecção hospitalar alcança 88,99% de adesão na higienização das mãos | Hospital Santo Amaro
09/12/2022
Projeto contra infecção hospitalar alcança 88,99% de adesão na higienização das mãos

O projeto Saúde Em Nossas Mãos, que faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, implantado no Hospital Santo...

Leia mais
Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.