Jornada oftalmológica reúne objetivos científicos e sociais

Oftalmologista alerta que hoje a maior incidência de emergências na área advém de acidentes domésticos, decorrentes de manuseio de produtos químicos e uso de ferramentas em casa

Médico do Hospital Santo Amaro há 16 anos dr. Luiz Formentin, que é chefe do serviço de oftalmologia realiza há quatro anos a Jornada Oftalmológica, que este mês de março teve sua mais recente edição.

Com 25 profissionais, e cerca de 2.500 atendimentos por mês, o setor de oftalmologia do HSA executa diversos procedimentos, que vão  de exames à cirurgias, de atendimento emergencial  a casos especiais. Com toda a demanda há sempre a necessidade de manter a excelência no atendimento. Para tanto os profissionais se reúnem semanalmente para discutirem artigos científicos, protocolos, além de outros casos e aulas. “Isso tudo gera conhecimento, pois cada profissional se dedica a um assunto e na oftalmologia há muitos assuntos, muitos segmentos, por exemplos, de glaucoma, catarata, visão subnormal a pterígio, somente citando alguns mais populares”, enumera o dr. Formentin.

A idéia da realização da Jornada Oftalmológica é a de revisar os assuntos tratados durante o ano, enumerar os procedimentos de determinada área, atualizar informações científicas, revisar a literatura específica, enfim, gerar uma grande permuta de conhecimentos. Mas o encontro também tem um apelo social, de confraternização entre profissionais da mesma área, e além da equipe participam também convidados.

Este ano a Jornada contou com a presença do convidado dr. Alexandre Costa, especialista em córnea, que discorreu sobre microscopia especular (um exame que detecta anomalias celulares) da córnea. O convidado se integrou tanto que já faz parte da equipe de oftalmologistas do HSA. Com apoio da diretoria do HSA e incentivo dos profissionais do setor, o objetivo do encontro  é o de melhoria científica,  e este objetivo certamente  tem sido alcançado, afirma dr. Formentin.  

Siga-nos

O Hospital Santo Amaro esta presente nas principais redes sociais

Nosso Twitter