Equipe psicossocial do HSA encontra família

Uma senhora, cadeirante e apresentando diversas escaras foi atendida no HSA. Por estar desacompanhada, sozinha mesmo, chamou a atenção da equipe de enfermagem que acionou uma das assistentes sociais do hospital. Em busca de explicações para o visível abandono a assistente social Andréa Nascimento dos Santos descortinou a estória da dona Joselita. Natural de Itatinha (BA) Joselita alegou que fugiu de casa, sem precisar exatamente a época, tendo se fixado em Monte Cabrão 

Lá morava num barraco erguido no meio do mato, até que foi atropelada na rodovia Domenico Rangoni. Após ser tratada, na volta para casa, os vizinhos se cotizaram e ergueram um quarto/sala emprestando-o a dona Joselita, que após o acidente ficou dependente de cadeira de rodas. Embora tenha documento e receba o beneficio social do governo, dona Joselita ficou dependente da caridade alheia, devido sua dificuldade de locomoção. Esta dificuldade e o espírito independente fizeram com que se virasse para se movimentar dentro de casa e isso gerou as escaras (feridas profundas) que maculavam seu corpinho frágil. A vizinha compadecida do seu estado acudiu-a e ela acabou sendo atendida no HSA, onde se recupera das lesões e demais convalescências geradas pelo seu precário modo de vida.
Andréa insistiu em saber da família e dona Joselita lembrava exatamente do endereço de sua casa, casa de seus pais, de onde saiu fugida para evitar um casamento sem amor, imposto pelo rígido pai. A assistente social então entrou em contato com a prefeitura daquele município, na Bahia em busca do paradeiro da família de dona Joselita. A secretária do prefeito de Itatinha atendeu sua solicitação e fez contato com a família. A tensão do primeiro contato foi quebrada com lágrimas de satisfação pela família que soube do paradeiro da irmã considerada morta. 
O terceiro passo foi o reconhecimento de dona Joselita como parente daquela família o que foi realizado por sua sobrinha que aguarda agora o desfecho da historia emocionante de reencontro da familiar. 


Siga-nos

O Hospital Santo Amaro esta presente nas principais redes sociais

Nosso Twitter